Criar unidade de arranque USB

O objetivo deste tutorial é a criação uma unidade de arranque USB para instalação de sistemas operativos GNU/Linux

Conteúdos

1. Soluções para sistemas Microsoft Windows
    1. Rufus
  2. Soluções para sistemas UNIX-like
    1. dd

Soluções para sistemas Microsoft Windows

Rufus

O Rufus é uma pequena ferramenta que ajuda a formatar e a criar unidades de arranque USB (e cartões).

Ele é especialmente útil nos casos:

• Em que é necessário criar um meio de arranque a partir de uma imgem ISO (Windows, Linux, etc)
  • Em que é necessário utilizar um sistema live (isto é, que pode ser utilizado ser instalado)
  • Entre outros

Procedimento

1. Descarregue o Rufus nesta pagina, em Download
  2. Execute o programa. Ele tem este aspeto:
  3. Escolha o dispositivo (Device). Foi escolhido o dispositivo H: neste caso
  4. Caso pretenda arrancar o dipositivo num sistema BIOS, selecione MBR; Caso pretenda arranca-lo num sistema UEFI, selecione GPT (o sistema híbrido não funciona na perfeição em todos os computadores)
  5. No sistema de ficheiros, deixe a opção selecionada por omissão
  6. Faça o mesmo com o “Cluster Size”
  7. Em “format options” pode escolher formatar ou não o seu dispositivo (ie. Pen Drive ou cartão de memória)
  8. Escolha a imagem ISO (pode descarrega-la nos Mirrors do GLUA)
  9. Por fim, inicie o processo carregando em “Start“
  10. Feche o programa

Soluções para sistemas UNIX-like

dd

O comando dd está disponível por omissão em quase todos os sistemas UNIX-like (como o MacOS X).

dd if=<ficheiro de entrada> of=<ficheiro de saida> bs=<tamanho do bloco> && sync

Não existe um tamanho de bloco (bs, block size) ideal. A influência deste parâmetro na velocidade depende do hardware envolvido. Geralmente, um tamanho como 64KB, 1MB, 4MB ou 8MB deixam este programa fazer um bom trabalho.*

Uma vez que no *NIX tudo é um ficheiro, o nosso dispositivo é representado por um. Para identificar o dispositivo, execute o comando:

lsblk

Exemplo:

dd if="/home/lricardo/Downloads/ubuntu-14.04.1-desktop-amd64.iso" of="/dev/sdc" bs=4M && sync